APRESENTAÇÃO
O presente Plano de Ação tem com objetivo de uma proposta inicial de
estar tecendo algumas ideias sobre as possibilidades da atuação da
psicopedagogia como forma de prevenção para o fracasso escolar e tendo como o
intuito de estar sensibilizando um novo olhar para novas possibilidades de
intervenção dentro de um instituição escolar.
Conforme afirmado acima é
importante e necessário que se permita estar em conexão com variadas relações
no intuito de entender as possibilidades de abordagem do trabalho
psicopedagógico.
A contribuição de um
estagiário em psicopedagogia dentro de uma escola vem reforçar, também, a idéia
da prevenção na psicopedagogia e mostra como esta deve estar interligada com os
olhares da psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, sociologia, antropologia,
enfim possibilitando uma conexão contínua com o objetivo de entender o aluno na
sua complexidade e ao mesmo tempo na sua singularidade.
2-OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver no plano de ação um ensino de qualidade na visão da
psicopedagogia que venha assegurar o acesso e a permanência com qualidade dos
alunos na escola, contribuindo para a formação de cidadãos críticos,
participativos, ativos, criativos, capazes de agir e transformar a realidade,
como também prepará-los para exercer as atividades profissionais de forma
consciente e competente.
2.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Relatar as atividades desenvolvidas durante as etapas do planejamento do Plano
de Ação;
-
Demonstrar competências e as habilidades desenvolvidas como estagiaria em Psicopedagogia
Institucional.
-
Ilustrar e documentar a situação das práticas de intervenções psicopedagógicas
durante o estágio.
DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
metas
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ações
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recursos
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PARTICIPANTES
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CRONOGRAMA
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MES
|
||||||
AGOS
|
SET
|
OUT
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- Realização
de palestras com professores;
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- Marca com o
diretor os dias de encontro com os professores;
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- Sala,
carteiras, papeis, lápis;
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- Diretor, Professores;
|
x
|
x
|
|
- Realização
de palestras com alunos;
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- Marca com o
diretor os dias de encontro com os alunos;
|
- Cartolina e
etc...
|
- Alunos;
|
x
|
x
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|
- Demonstração
de novas técnicas de ensino para os professores;
|
- Informar aos
professores través de cartazes ou folder, organizar a sala com recursos
audivisuais;
|
- Vídeos,
filmes;
|
- Diretor,
Professores;
|
x
|
x
|
|
- Promoção de
encontro de estudos com professores;
|
-Pesquisar
sobre o assunto;
|
- Textos;
|
- Professores;
|
x
|
||
- Promover uma atividade cultural por
semestre na escola, visando elevar o nível de integração entre a escola e os
pais de alunos;
|
- Elaborar um
projeto de comemoração de datas festivas por semestre;
- Executar um projeto
de comemoração de uma data festiva por semestre;
- Realizar uma
reunião anual para avaliar a execução do projeto.
|
- Sala,
carteiras, papeis, lápis;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico;
|
x
|
||
- Diminuir o índice da evasão,
repetência e distorção idade-série durante o ano 2009;
|
- Acompanhar
continuamente o desempenho dos alunos, através de observações diárias
(registro em fichas); sendo desenvolvidos nesse processo de controle e ajuda:
professores supervisão, direção e pais;
- Realizar reuniões
de pais e mestre bimestralmente, para tomada de decisões coletivas buscando
soluções imediatas;
- Criar um
sistema de monitoria.
|
- Sala,
carteiras, papeis, lápis, retro-projetor;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico, pais de alunos;
|
x
|
x
|
x
|
- Institui um sistema de
acompanhamento de avaliação dos alunos com baixo rendimento;
|
- Realizar
reuniões com pais dos alunos com baixo rendimento;
- Executar um
programa de visitas domiciliares;
- Executar
aula de reforço;
- Investir nas
disciplinas.
|
- Sala,
carteiras, papeis, lápis, retro-projetor;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico, pais de alunos;
|
x
|
||
- Proporcionar
a qualificação de professores, levando-os a uma formação continuada durante o
ano de 2009;
|
- Realizar
cursos de capacitação para professores;
- Fazer
levantamento de temas em sala de aula para estudos através de debates e
palestras;
- Reservar
recursos financeiros do P. D. E. para custearem especialistas e para
aquisição de materiais para capacitação.
|
-Sala, carteiras,
papeis, lápis, textos, retro-projetor;
|
- Professores,
alunos;
|
x
|
x
|
x
|
- Valorizar permanentemente nossos
alunos prestando em ensino de qualidade;
|
- Criar uma
biblioteca, sala de leitura adequada, laboratório de ciências e informática,
quadra de esportes para aulas de educação física, salas de Educação especial
(DA, DM e APE) equipados;
- Criar um
grêmio estudantil;
- Utilizar com
freqüência eficiência e eficácia a sala de vídeo;
- Promover
campanha para a aquisição de livros e revistas;
- Elaborar
projetos;
- Projeto de
lazer, de conservação do patrimônio da escola;
- Realização
de gincanas culturais;
- Promover
mensalmente culminância dos projetos abraçados pela a escola.
|
- Sala;
- Cartazes;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico, alunos;
|
x
|
x
|
x
|
- Incentivar a inovação,
criatividade, criticidade durante o ano letivo;
|
- Realizar
feira de Ciências;
- Selecionar
trabalhos realizados pelos alunos e fixar no mural (produção de texto,
poesias, desenhos, etc.);
- Definir,
padronizar e documentar todas as atividades na escola.
|
Cartazes,
folder
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico, alunos;
|
|||
- Promover
aulas a passeio, visando aprimorar os conteúdos ministrados;
|
- Organizar
excursões locais, para um melhor conhecimento da própria realidade,
valorizando o patrimônio local e, sobretudo, confrontar com o que foi
ministrado em sala de aula;
- Realizar
relatórios, produção de textos a partir as aulas a passeio;
- Reservar
recursos financeiros para realização das aulas a passeio conforme a ação no
P. M. E.
|
- Ônibus,
sala, carteiras, lápis;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico, alunos;
|
x
|
||
- Estimular a
participação continua dos pais no acompanhamento das atividades escolares;
|
- Promover
eventos que permitam o contato entre pais e escola;
- Fortalecer a
participação dos pais no Conselho escolar;
-
Conscientizar os pais da importância deles no desempenho dos filhos;
|
Sala,
carteiras;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico, pais de alunos;
|
x
|
x
|
x
|
- Consolidar a
integração entre todos os segmentos da escola alunos, pais e comunidade
durante o ano letivo;
|
- Envolver
pais comunidade nas decisões e execução das atividades da escola;
- Realizar
visitas domiciliares em parceria com pais e comunidade;
- Promover
atividades festivas em parceria com pais e comunidade
|
Sala,
carteiras;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico, pais de alunos;
|
x
|
x
|
x
|
- Revitalizar
as atividades dos membros do Conselho escolar para questionar sobre a
melhoria da qualidade do ensino durante 2009.
|
- Elaborar um
calendário de reunião com membros do Conselho Escolar;
- Levantar as
maiores dificuldades e buscar soluções;
- Traçar
planos de ação em consonância com desafios detectados;
- Incentivar a
participação dos pais nas reuniões do Conselho Escolar;
Premiar os
membros do Conselho Escolares mais assíduos e participantes.
|
Sala,
carteiras, lápis;
|
- Diretor,
professores, coordenador, pedagógico;
|
x
|
x
|
x
|
AVALIAÇÃO
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO
Aluno: ____________________________________
Turma: ______________ Data: _______
Psicopedagogo(a):Creusa
Maria Oliveira Alves
Caro aluno(a),
Identificar suas dificuldades e
reconhecer as aprendizagens adquiridas é refletir sobre seu próprio desempenho
e responsabilizar-se pelo seu estudo e desejo de aprender mais.
Para auto-avaliar-se, seja
verdadeiro com você mesmo!
ASPECTOS AVALIADOS
|
PERÍODO
|
||
SIM
|
ÀS VEZES
|
NÃO
|
|
1. CONVIVÊNCIA SOCIAL
|
|||
Sei ouvir o
(a) professor (a)?
|
|||
Participo das
atividades planejadas p/a a aula?
|
|||
Respeito e não
atrapalho o meu colega que está trabalhando?
|
|||
Procuro ajudar
os meus colegas?
|
|||
Respeito o
corpo e o espaço do meu colega?
|
|||
Procuro ajudar
o (a) professor (a)?
|
|||
Faço uso de
gentilezas como: OBRIGADO, POR FAVOR, dentre outras?
|
|||
Atendo com
gentileza todas as pessoas da escola?
|
|||
Uso o horário
do recreio para brincadeiras saudáveis?
|
|||
2. PONTUALIDADE E CAPRICHO
|
|||
Esforço para
cumprir os prazos estabelecidos para as atividades?
|
|||
Mantenho meus cadernos
limpos e apresentáveis?
|
|||
Procuro
escrever de forma legível para que os outros leiam?
|
|||
3. RESPONSABILIDADE:
|
|||
Estou
cumprindo com as tarefas escolares em casa?
|
|||
Procuro fazer
todas as atividades propostas na sala de aula?
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|||
Procuro estar sempre
com o material necessário a cada aula?
|
|||
Cuido bem do
meu material escolar?
|
|||
Respeito e
cuido do material dos meus colegas, do professor ou da escola?
|
|||
4. PRÁTICA DE LEITURA:
|
|||
Tenho hábito
de ler quando estou em casa?
|
|||
Procuro
comentar com outras pessoas sobre os livros que li?
|
|||
Faço leitura
de jornais ou revistas?
|
|||
Faço entonação
de voz?
|
|||
Leio com
pontuação?
|
|||
5. PRÁTICA DE ESCRITA:
|
|||
Os textos que
produzo são claros e ricos em idéias?
|
|||
Faço uso do
dicionário quando leio ou escrevo?
|
|||
Faço uso da
letra maiúscula, do parágrafo e da pontuação adequadamente?
|
|||
A maioria das
pessoas consegue ler o que escrevo?
|
|||
Tenho atenção
ao fazer cópias?
|
|||
Procuro reler
o que escrevo?
|
|||
Ao reler meus
textos procuro corrigir as falhas?
|
|||
6. ORGANIZAÇÃO:
|
|||
Mantenho minha
mochila organizada e com o material necessário ao dia?
|
|||
Contribuo para
a organização do material coletivo da minha sala?
|
|||
Sou freqüente
as aulas?
|
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO
1-IDENTIFICAÇÃO:
Nome da
Escola:_____________________________________________________________
Nome do
aluno:______________________________________________________________
Data de
Nascimento:__________________________________________________________
Turno:________________________
Turma:______________________
2. HISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO:
a) Com que idade o aluno começou a
freqüentar a escola?
R:_________________________________________________________________________
b) Onde e como foi este percurso
até o momento?
R:_________________________________________________________________________
c) Se houve mudança de escola citar
o motivo:
R:_________________________________________________________________________
d) Há quanto tempo está na atual
escola?
(
) Menos de 1 ano
( ) 1 ano ( ) 2 anos ou mais
e) A escola oferece alguma
atividade extra-curricular além do horário de escolarização?
(
) Não
( ) Sim. Especifique:
f) Há algum diagnóstico clínico?
( )
Não ( ) Sim. Qual?
g) Qual o profissional que atesta o
diagnóstico? (listar)
R:_________________________________________________________________________
h) O aluno faz uso de algum medicamento?
( )
Não ( ) Sim. Qual?
i) Como a escola obteve essas
informações?
( )
Família ( ) Médico (
) Psicólogo ( ) Outro
j) Atualmente, o aluno tem algum
acompanhamento clínico?
( )
Não ( ) Sim
( ) Qual(is)?
l) Há quanto tempo?
(
) Menos de um ano
(
) Em torno de 1 ano
(
) 2 anos ou mais
(
) Nunca teve acompanhamento clínico.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO
PROFESSOR(a)-------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA------------------------------------------------- TURNO----------------------------------
Responda a todas as perguntas abaixo, com a resposta que reflita melhor
seu momento atual.
1) Sinto-me sobrecarregado com
minhas tarefas na escola e em casa.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
2) Não me
desligo enquanto não termino meu planejamento ou a correção de provas.
a) Sempre
b) Com freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
3) Não gosto de trabalhar com
outros professores, pois eles nunca fazem como eu quero.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
4) Mesmo fora da classe, sinto-me incomodado se não estou fazendo nada ligado à escola.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
5) Fico irritado
com atrasos de alunos ou colegas de trabalho
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
6) Faço tudo que a direção ou a coordenação me pedem, pois não sei dizer não.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
7) Acho que vou estourar por causa da pressão de alunos, pais, colegas e diretores.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
8) Demoro a pegar no sono, pois
fico preocupado com minhas turmas.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
9) Sinto-me sempre cansado, mesmo ao acordar.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
10) Gostaria que o dia fosse mais longo para melhorar meu trabalho.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) nunca
11) Faço várias
coisas ao mesmo tempo.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
12)Não consigo
esquecer as atividades da escola - nem em casa nem nas férias.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
13) Sinto-me inquieto quando preciso aguardar reuniões com a diretoria ou com os pais.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
14) Todos dizem que estou sempre com muita pressa.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca
15) Gosto de aproveitar feriados para fazer a correção de provas ou preparar aulas.
a) Sempre
b) Com
freqüência
c) Algumas vezes
d) Nunca