O compromisso com a educação está muito mais além do que se possa imaginar. O exercício da cidadania constitui em um instrumento para o desenvolvimento e a socialização reformular-se nas formações dos conhecimentos. Um ensino de qualidade busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade atual dos fatos em que vivi a nossa educação.
Os membros da comunidade escolar além de realizarem o planejamento de inicio de ano ou de períodos letivos precisam de uma reciclagem de conhecimentos mais específicos voltados para uma abertura de conciliações de uma aprendizagem mais ampla.
Com esta abertura de conhecimentos o ensino educacional deve ter um conteúdo que seja visto como fim em si mesmo. No que se propõe um ensino de qualidade e que seja visto como meio de prazer.
As atividades realizadas com os alunos se tornaram mais prazerosas e construtivas se for trabalhado os seus aspectos físicos ou mentais permitindo assim interpretar de uma maneira mais significativa à realidade e significados no tempo e no espaço do aluno.
O aluno pode aprender em determinado momento de sua escolaridade dependendo da das possibilidades delineadas pelas as formas de ensino e pensamento abordados em sala de aula. Nesta fase de aprendizagem os conhecimentos já se constituem em forma de aprendizagem.
Neste sentido os alunos já passam a refletir sobre qual irá ser a sua formação em futuro bem próximo criando assim possibilidades de realizar seus sonhos.
A boa qualidade da atuação da escola e da educação não depende exclusivamente do professor. É preciso a participação de todos os profissionais e de toda uma comunidade para a tomada de decisões sobre os aspectos da pratica didática, bem como sua execução para o sucesso da nossa educação. Levando assim o nosso alunado a desenvolverem com responsabilidade as suas capacidades que lhe permitam a produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos do nosso país. Segundo Gabriel Chalita no titulo de seu livro já diz: “Educação: a solução está no afeto.”
Creusa Maria Oliveira Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
aprenda aqui, psicopedagogia,dificuldades de aprendizagem