Translate

domingo, 14 de abril de 2013

EXPRESSÃO DE COMPORTAMENTO

EXPRESSÃO DE COMPORTAMENTO

O ser humano age fazendo uso de sua personalidade, isto é, o seu temperamento, seus caracteres hereditários e todas as experiências vividas desde que nasceram e tudo o que essas experiências lhes deixaram como resíduos. Personalidade e comportamento refletem na maneira de agir, pensar e sentir. São precisamente esses condicionamentos sociais do comportamento que constituem o foco de interesse de um estudioso na área de relação humana.
O ser humano deve está sempre em busca do seu autoconhecimento, como já diz Sócrates na sua frase: “conhecer-te a ti mesmo buscando a compreensão e a percepção de si” e “reconhecer a própria ignorância como ponto de partida e abertura para o conhecimento”.
Entretanto, se as pessoas procurassem mais se autoanalisarem de uma forma mais crítica e participativa, dentro da realidade atual dos fatos de uma sociedade mais realista, as mesmas teriam um bom senso de autocrítica e compreensão de si mesmo, relacionado ao seu universo no mundo de comportamento.
O ponto de partida, portanto, não depende exclusivamente só dos outros, mas também de nós mesmo.
Muitas vezes nos deparamos com certas atitudes de determinados profissionais, ficamos chocados com certos atos que aos olhos da sociedade não convém como princípios éticos. Esquecendo que por trás de um jaleco existe um ser humano capaz de cometer os erros mais grosseiros que uma sociedade imagina. Ao adquiri um diploma de curso superior à sociedade não ver mais a pessoa como pessoa e sim como um profissional acima de qualquer suspeita.
Cada individuo tem uma forma de ser e um temperamento inato aliado à forma de educação e ao meio ambiente que foi ou esteja inserida. Ao meio de tantas denuncias que se ver colocada para a sociedade pela a mídia contra a vários profissionais de todas as áreas, vejo que precisamos urgentemente refazer a grade curricular da educação. Uma educação voltada para a disciplina de relação humana e psicanálise. Precisamos urgentemente refazer os nossos valores, conceitos e modular o nosso comportamento e temperamento em relação ao outro.
Diante do que foi exposto vejo que o respeito e a empatia são o requisito básico para a convivência pacífica em sociedade.
Creusa Alves.
Psicopedagoga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

aprenda aqui, psicopedagogia,dificuldades de aprendizagem