MODELO DE SESSÃO PSICOPEDAGOGICA
ROTEIRO DA SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA
1ª e 2ª sessões
1- ACOLHIDA: CONVERSA (APRESENTAÇÃO) – Nome, profissão, horário e material.
2- CAIXA LÚDICA/AEOCA – Avaliar a leitura e raciocínio quando indagar sobre o jogo, quando ler a capa, os nomes...
3- TRABALHO PSICOMOTOR CORPORAL:
EQUILÍBRIO: jogo de amarelinha, andar sobre a linha de olhos fechados.
4- PROPOSTA DE MESA:
- PROPOSTA (atividade) do abc;
- Padrão gráfico 1 e 2
5- ENCERRAMENTO: Fazer uma retrospectiva da sessão
Após apresentação formal entre aprendente e psicoepdagogoa foi mostrada para o aprendente a caixa lúdica onde ele ficou a pensar o que seria aquela caixa. Solicitei que o mesmo pegasse algo que ele gostasse de dentro da caixa ao abrir a caixa lúdica ele olhou o que tinha dentro da caixa e questionou o que era aquele material que continha dentro da caixa.
No segundo momento, depois de ter observado bem os componentes que tinha dentro da caixa lúdica o aprendente pegou um boneco e falou que ele tinha um boneco igual o que ele pegou.
O aprendente também ficou a todo instante curioso ao ver a pasta AEOCA e indagou o que iríamos fazer com tanta coisa que estava dentro da caixa lúdica e dentro da pasta AEOCA.
No terceiro momento, nós desenvolvemos um trabalho psicomotor muito bom através de jogo de amarelinha e andar sobre a linha de olhos fechados foi aonde eu pude perceber que o aprendente tem um excelente equilíbrio corporal.
No quarto momento eu procurei trabalhar a proposta de mesa mais como o aprendente tinha apenas cinco anos de idade e faltando poucos dias para completar seis anos de idade e matriculado nas primeiras serias iniciais (alfabetização), observei que ele sentiu uma grande dificuldade em desenvolver estas atividades tanto como o teste do ABC como o Padrão Gráfico 01 e 02.
Então eu procurei enfatizar mais na atividade do equilíbrio corporal e no reconhecimento de algumas figuras diversas tendo como um bom resultado positivo.
ROTEIRO DA SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA
3ª e 4ª sessões
1- ACOLHIDA: Conversa
2- CAIXA LÚDICA/AEOCA – Avaliar a leitura, matemática e raciocínio lógico, quando indagar sobre o jogo, quando ler a capa, os nome...
3- TRABALHO PSICOMOTOR CORPORAL:
LATERALIDADE – direita, esquerda, em cima, em baixa, em frente, atrás... (jogo);
ESQUEMA CORPORAL – montar as partes do rosto, ou dizer as partes do corpo e ele a pontar.
4- PROPOSTA DE MESA:
- PROPOSTA (atividade): Teste do ABC: 3 a 4 provas;
- PLANO B: Provas operativas de PIAGET – 1 a 2 provas
5- ENCERRAMENTO.
Ao chegar para esta sessão conversamos a respeito do que ele tinha feito na escola e fizemos uma recapitulação da sessão anterior.
No segundo momento procurei ler para ele algumas historinhas de uma coleção de livros do personagem vida marinha (descobrindo o mar) para poder observar o seu poder de percepção e interesse no que escuta, contamos de 01 a 10, fizemos alguns jogos de raciocínio lógico.
No terceiro momento passei a trabalhar a lateralidade do aprendente a partir de brincadeiras como: frente a frente, jogos de reconhecimento esquerda-direita, jogos para o membro inferiores, percepção do seu lado dominante etc.
No tocante do esquema corporal o aprendente montou as partes do rosto através de recorte de uma figura tendo como objetivo principal o conhecimento das partes do rosto.
No quarto momento foi usada a proposta de mesa com a realização de uma Prova Operatória de Piaget com massa de modelar.
No tocante o aprendente se saiu muito bem durantes esta sessão psicopedagógica, pude perceber que o mesmo já se encontrava mais solto e bastante aberto para o diálogo deixando de lado um pouco a sua timidez.
ROTEIRO DA SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA
5ª e 6ª sessões
1- ACOLHIDA: Conversa sobre o final de semana.
2- CAIXA LÚDICA/AEOCA – Avaliar a leitura e raciocínio quando indagar sobre o jogo, quando, ler a capa, os nomes...
3- TRABALHO PSICOMOTOR CORPORAL:
COORDENAÇÃO MOTORA FINA E AMPLA – jogar bola com as mãos, chutar a bola...
4- PROPOSTA DE MESA: Provas operatórias de Piaget:
- Seriação;
- Conservação quantidade.
5- ENCERRAMENTO: Falar sobre o encerramento destas sessões e a guardar o próximo encontro.
O aprendente ao chegar para esta última sessão da primeira etapa de intervenção psicopedagógica conversamos a respeito do que ele tinha feito no final de semana.
O mesmo falou que sentiu saudades das nossas brincadeiras e que estava ansioso para começar com as nossas sessões psicopedagógicas e que hoje ele estava com vontade de fazer tudo que fosse solicitado.
No segundo momento, procuramos explorar bastante a Caixa Lúdica e a Pasta AEOCA avaliando o aprendente da melhor maneira possível aonde foram realizadas brincadeiras com jogos da memória, pintura a mão e com pincel, leitura de revista em quadrinho do BEN 10 no qual o aprendente gosta muito.
No terceiro momento, procurei trabalhar o psicomotor corporal do aprendente na observação da sua coordenação motora fina e ampla nesta atividade o aprendente desenvolveu da seguinte forma:
O aprendente diante das brincadeiras ficou mais solto e mais expressivo, juntos fizemos algumas atividades como: recortar, jogar bola com as mãos e chutar bola.
No quarto momento, foi sugerido para o aprendente a proposta de mesa sendo usadas as Provas Operatórias de Piaget como a de seriação e conservação da quantidade.
Quanto à parte da seriação eu procurei usar o jogo dos palitos, 10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm.
E quanto à parte da Conservação e Quantidade usamos o jogo da conservação da quantidade da matéria com 02 massas de modelar de cores diferentes com aproximadamente com 4 cm de diâmetro, inicialmente começamos o jogo fazendo duas bolas iguais de cores diferentes, no segundo momento fizemos modificações da forma fazemos uma bola e a outra em forma de uma salsicha, no terceiro momento fizemos uma bola e a outra um achatamento e no quarto momento do jogo fizemos bolinhas novamente de uma cor fizemos apenas uma bola e da outra cor fizemos cinco bolinhas pequenas do mesmo tamanho.
Apesar de pouca idade o aprendente desenvolveu muito bem estas atividades.
Ao término desta primeira etapa destas seis sessões psicopedagógicas conversarmos sobre uma pausa durante alguns dias mais que em breve voltaríamos a nos encontramos para mais uma nova sessão psicopedagógica.
No começo o aprendente não entendeu mais aos poucos ele foi criando certo entendimento a respeito do que conversamos da pausa das sessões.
Durantes estas sessões psicopedagógicas que foram realizadas com o aprendente eu pude perceber que na organização das estratégias de jogo o aprendente utilizou adequadamente seus recursos cognitivos.
O interesse demonstrado pelo aprendente, à alegria ao ganhar e o vínculo positivo estabelecido durante as sessões lúdicas foram percebidos claramente.
A partir desta sessão o aprendente passou a tomar iniciativa para escolher o jogo, para ler as regras, demonstrou curiosidade para entender o objetivo do jogo, começou a se sentir mais feliz, mais confiante e aceitando melhor as regras e lidando melhor com as perdas.
As vitórias conseguidas em relação aos processos cognitivos, motores, físicos e sociais, foram gratificantes ao final desta primeira etapa de intervenção psicopedagógica, embora seja indispensável à continuidade do atendimento, com a colaboração primordial da família, escola e demais profissionais encaminhados.
Embora os resultados obtidos ainda não sejam muito visíveis aos olhos da família e escola, através de inúmeras observações, os resultados foram de grande valia.
Nas sessões com o aprendnete percebia-se a alegria demonstrada pelo o mesmo ao jogar e o quanto isso proporcionou um vínculo forte com esta estagiária em Psicopedagogia Clínica, o que facilitou para que a criança aprendesse a lidar melhor com seus medos e inseguranças, a lidar melhor com a aceitação de limites e demonstrando mais interesse por aquilo que estava sendo jogado durante as sessões pasicopedagogicas.
Do ponto de vista psicopedagógico, o processo de aprendizagem envolve não somente a fala do sujeito que aprende, mas também a fala de quem ensina.
Muitos educadores desvalorizam a brincadeira acreditando que o mais importante na escola é aprender a ler e escrever esquecendo que a brincadeira e o jogo constituem-se em uma necessidade humana e foi através deste contexto que partiu a fase da devolutiva.
8-3 DEVOLUTIVA/ENCAMINHAMENTO
Na devolutiva, recomendamos aos pais um investimento maior e mais real no processo de dissociação do filho, dando-lhe oportunidade de criticar, discordar, para que possa construir-se como sujeito, o que não os impediria de exercer o interdito, para que a criança, mesmo desenvolvendo seu senso crítico, tendo seu próprio pensamento, se submeta às regras de convivência interpessoal. Sugerimos que, o acompanhamento com o aprendente deve continuar com um psicólogo.
Pois, o aprendente não apresenta nenhuma dificuldade de aprendizagem apenas apresenta problemas emocionais por conta do desajuste familiar.
GOSTEI DAS SUAS SUGESTÔES
ResponderExcluirSou nova na área de psicopedagogia, gostaria de saber quais documentos necessito para o atendimento clínico? grata
ResponderExcluirMaterial excelente!!!!
ResponderExcluirParabéns pelas orientações.
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